Pular para o conteúdo principal

Carta à Presidente Dilma sobre tragédia de Santa Maria.


Engula o choro, presidente. Engula o choro ao falar da tragédia de Santa Maria. 

Engula o choro e todos os problemas desse país que nele estão escancarados. 

Engula que o medo do segurança de ser demitido neste país é maior do que sua consciência de deixar as pessoas saírem sem pagarem suas contas para não morrerem. Engula a soberba dos donos de empresa desta nação que não estão nada preocupados com pessoas como eu e até mesmo como a senhora porque estão focados demais em lucrar, e preferem fechar as portas como numa câmara de gás a ter prejuízos. 

Engula a pressão que todos os seus funcionários sentem todos os dias. Engula que para arcar com seus altíssimos impostos, todos eles dão um jeitinho bem brasileiro de se desviar dos regulamentos e leis. Engula que os órgãos responsáveis por evitar que isso aconteça não funcionam. Engula que eles deixaram essa, entre tantas e tantas casas mais, funcionar sem licença. Engula que provavelmente alguém que também ganha pouquíssimo aceitou um suborno para que isso acontecesse. 

Engula que a senhora deu "é" sorte por ser apenas essa casa entre todos os tantos lugares que deveriam estar fechados, que caiu na boca da mídia. Engula a mídia que vai atacar com todo o sensacionalismo possível em cima das famílias que estão procurando celulares em cima de corpos para reconhecer seus filhos. Engula as operadoras que não funcionam e que provavelmente impediram uma série de vítimas de pedirem socorro. Engula que o socorro que chega para se enfiar em lugares como este, pegando fogo, cheio de corpos de jovens para serem resgatados, recebe um salário vergonhoso, com descontos ainda mais vergonhosos, e ainda assim executam um trabalho triste e digno antes de voltarem para a casa e agradecerem por seus próprios estarem dormindo.

Não, presidente. Não chore ao falar da tragédia. Faça! 


Faça alguma coisa. E pare de nos dar como exemplos uma série de catástrofes para tomar medidas idiotas que não valerão de nada alguns meses depois. 

Não se emocione. Acione! 

Acione a todos os órgãos públicos, faça uma limpa em sua maldita corrupção e devolva à segurança pública, às instituições sérias, aos professores, aos bombeiros, aos enfermeiros, aos seguranças, aos jovens, o mínimo de dignidade. 

Não faça um discurso. Mude o percurso. Mude tudo porque estamos cansados de ver nossos iguais pegando fogo, morrendo afogados, morrendo nas filas, morrendo no crack, morrendo, morrendo, morrendo, e tendo como última imagem aquela TV aos fundos anunciando o fim de mais uma bilionária obra de estádio de futebol.

Não, presidente. Desculpe, mas na minha frente, a senhora não pode chorar. Não pode chorar sua culpa. Não pode chorar sua inércia. Não pode chorar no Chile mas também não pode chorar em Santa Maria. Porque isso é muito maior do que só um acidente. Isso é muito maior do que só sua comoção. 


Engula o seu choro, presidente. O seu, o dos jovens que perceberam que não teriam mais o que fazer que não morrer, e em especial, o de seus amigos e familiares, que em um país como esse, não têm outra opção que não chorar. 

Engula o choro, presidente."


Dannie Karam

Comentários

  1. Esse texto não é de Marcella Martins, o texto foi produzido por Dannie Kram, mais informações no blog onde houve a postagem original: pipocapimentaepoesia.com.br/2013/01/27/engula-o-choro-presidente/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação e informação!
      O engano já foi corrigido, continue participando e opinando!
      Muito obrigado!!
      Atenciosamente,
      À Redação Central Angico.

      Excluir
  2. Este texto é da Dannie Karam : http://pipocapimentaepoesia.com.br/2013/01/27/engula-o-choro-presidente/, por favor, deem os créditos a ela. Ela é uma das jornalistas do Be Style....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação e informação!
      O engano já foi corrigido, continue participando e opinando!
      Muito obrigado!!
      Atenciosamente,
      Redação Central Angico.

      Excluir
  3. Gostei do texto.. Mas quem chorou não foi a presidente... Aquele choro foi da Dilma Roussef.. Mãe e Avó!

    Aquele choro foi o Seu choro.. o Meu choro.. O Choro da Marcella. Revoltados(tb) com tudo isso que acontece com o nosso amado Brasil.

    A presidente Dilma está longe de ser uma super heroi.. E além do mais existem milhões, trilhões de bandidos por ai... Seriam precisos outros milhões de heróis e aqui NÃO TEMOS ISSO.

    Infelizmente a culpa de tudo isto está na história... de um país corrupto como o nosso. Onde estão esses heróis Marcella? Onde eles estão Thayane?

    Entendo a revolta da Marcella. Mas isso não dá o direito a ninguém de sair acusando alguém dessa forma. Dilma é uma mulher comum.. Acima de tudo ela é uma pessoa normal.

    No dia em que as portas da Brasília Kiss realmente abrirem para nós... Nesse dia o fogo cessará, não haverá mais fumaça... e nós haveremos de viver muito melhor. Isso é possível... Eu já vi isso em algum lugar do mundo!

    Ah... A Senhora e Cidadã Dilma Roussef não tem culpa de tudo sozinha e, ao contrário do que afirmou a Marcella.. A mãe e avó Dilma tem sim todo o direito de chorar!

    Ela tem esse direito pq, com absoluta certeza, engole todos os dias as mazelas insolúveis desse país de chorões chamado Brasil.

    Engulamos tudo isso que foi mencionado pela Marcella!. Pq a culpa de tudo isso é NOSSA!

    EU SOU BRASILEIRO E ASSUMO ESSA CULPA TAMBÉM!

    Gildenir Rodrigues, Fortaleza - CE
    Brasileiro culpado pela tragédia em Santa Maria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Viatura da PM capota durante perseguição a motociclista suspeito

  Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta sexta-feira (31), em uma estrada vicinal do município de Várzea do Poço no território da Bacia do Jacuípe, durante perseguição a um motociclista suspeito. O acidente aconteceu na localidade conhecida como Curva do Barrado, no trecho que faz ligação com à cidade de Mairi na mesma região. Segundo informações da 91ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Miliar/Capim Grosso) a viatura fazia o acompanhamento um suspeito que fugia em alta velocidade conduzindo uma motocicleta. No momento em que passavam pela localidade, os pneus da viatura derraparam na areia, fazendo com que o policial condutor perdesse o controle da direção e o veículo capotasse. A viatura ficou com as quatro rodas para cima. Nenhum militar ficou ferido. Segundo o Site Jacobina Notícia, a guarnição identificou o suspeito que fugiu da abordagem. Trata-se de um jovem morador da cidade de Várzea do Poço. Não informou qual o motivo da perseguição.                      

AVISO IMPORTANTE: Lista de alunos que foram remanejados para estudar no Turno Matutino no Colégio Abelardo Moreira em Mairi-Bahia.

Aula inaugural na quinta-feira, 07/03/2013

Polícia prende jovem que matou padastro em Mairi

O jovem que matou o padastro foi preso nesta quarta-feira, 13 de março de 2013, por volta da 1h30min da madrugada, na cidade de Mairi. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, dia 12, por volta das 22h. Segundo informações de populares, um rapaz conhecido como Igote, de 22 anos, deferiu cerca de 12 golpes de faca no seu padastro Elidinei Macedo da Silva, de 41 anos de idade, conhecido como Ney Padeiro. As facadas atingiram a região das costas, tórax, pescoço e a mão direita da vítima.  Ney Padeiro O crime aconteceu na residência da vítima, localizada no bairro Tanque da Nação. O corpo de Ney foi encaminhado para o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, já sem vida. Várias pessoas de pé, motos e carros, aderiram a perseguição ao individuo. Depois de 4 horas de buscas, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar, conseguiu prender Igote na Avenida Suzete Santos Araújo, próximo ao Ginásio de Esportes. O Bel Zennon de Almeida, delegado de polícia Mairi,